30% das vendas de veículos elétricos ocorreram em cidades do interior em Agosto

Image

Mercado de eletromobilidade no Brasil segue em expansão, com avanço nas cidades do interior, diz a ABVE.

O mercado brasileiro de eletromobilidade continua a crescer, impulsionado pela demanda por veículos eletrificados, especialmente os plug-in (com recarga externa). Estes modelos, que incluem os veículos 100% a bateria (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), têm liderado as vendas do segmento por 12 meses consecutivos.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em agosto de 2024, foram vendidos 14.667 veículos eletrificados leves, representando um aumento expressivo de 57% em comparação a agosto de 2023. O destaque está na interiorização da eletromobilidade, que tem levado os veículos eletrificados as regiões além das capitais. Em agosto, 70% das vendas de veículos elétricos ainda ocorreram nas grandes capitais, mas 30% já foram realizadas em cidades do interior. Essa expansão reflete a maior confiança do consumidor no mercado de veículos elétricos. "A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando", celebrou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

As vendas por região também indicam mudanças significativas. O Sudeste, que historicamente lidera as vendas, teve uma leve retração de 3 pontos percentuais em relação a julho, embora ainda represente 46% do mercado. Em contrapartida, o Nordeste registrou um aumento de 2 pontos percentuais, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste cresceram um ponto percentual cada uma.

Com o crescimento nas vendas, a infraestrutura de recarga também tem avançado. Outro fator impulsionador do mercado é a crescente oferta de modelos eletrificados. De janeiro a agosto de 2024, foram disponibilizados 320 modelos diferentes de veículos eletrificados, produzidos por 46 montadoras, como BYD, GWM, Toyota e Volvo.

Desse total, 66% são modelos plug-in e 34% são híbridos. Por fim, vale saber que os veículos plug-in continuam a dominar o mercado, consolidando sua liderança. Em agosto de 2024, foram vendidos 5.115 BEVs, um crescimento impressionante de 338% em relação a agosto de 2023. Já os PHEVs, com 5.781 unidades comercializadas, mantêm uma participação de 39% das vendas. Embora tenham apresentado uma leve queda de 13% em comparação com julho, registraram um aumento significativo de 56% em relação ao ano anterior.

Gráficos e outros detalhes podem acabar encontrados no site oficial da instituição.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de Canal Move no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: